quinta-feira, 11 de março de 2010

Maior expedição de sempre leva 70 cientistas


A maior expedição científica de sempre no mar feita por Portugal, e uma das maiores do mundo, vai percorrer as ilhas atlânticas entre os próximos meses de Junho e Julho e terá a participação de 70 cientistas nacionais e estrangeiros. A iniciativa, que envolve a Universidade da Califórnia em Berkeley, pertence à Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) do Ministério da Defesa.

"Vamos começar pelas Selvagens, na Madeira, onde será feito o reconhecimento da biodiversidade de todas as ilhas até 2000 metros de profundidade"
, explicou ao Expresso Manuel Pinto de Abreu, responsável pela EMEPC.
A iniciativa contará com dois navios - o "Almirante Gago Coutinho" e o "Creoula" - e dois ROV (veículos subaquáticos de controlo remoto), um de grande profundidade pertencente à EMEPC - o Luso - e outro de pequena profundidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

A expedição irá também aos Açores, onde os ROV vão observar no fundo do oceano as fontes hidrotermais perto da ilha do Faial e o famoso "Ovo Estrelado", a cratera de 6 km de diâmetro descoberta em 2008 "que tem gerado um grande interesse da comunidade científica mundial", salienta Pinto de Abreu.

_________________________________________
Fonte: Expresso (dia 08 de Março de 2010)
Foto retirada daqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário