quinta-feira, 4 de março de 2010

No Reino das Descobertas


O Centro de Ciências do Mar é uma Unidade de Investigação da Universidade do Algarve, e é responsável pelo maior inventário de seres marinhos feito em Portugal, investigação que confirma o aparecimento de peixes próprios de águas tropicais na costa portuguesa e que já levou ao achado de algumas espécies ainda desconhecidas da ciência.

Nos últimos anos, no âmbito destas investigações, foram detectadas diversas espécies de peixes que constituem novidade em Portugal. Espécies como a veja, o peixe-limão, o roncador, o pargo-mulato e o bodião são exemplos de peixes que vêm de mares tropicais, possuem cores exuberantes e que têm vindo a colorir o mar da costa sul do nosso país.

O aparecimento destas espécies em mares onde não seria de esperar, poderá ter origem na temperatura da água do mar. A questão é saber como é que nós, homens, influenciamos esse aquecimento. Segundo Jorge Gonçalves, investigador do Centro de Ciências do Mar, há quem defenda, por um lado, que as alterações climáticas fazem parte de um processo natural e, por outro, há quem pense que somos nós que aceleramos esse processo. Neste caso, só temos duas opções: ou não fazemos nada ou damos mais crédito ao que diz respeito ao ambiente e procuramos contribuir para um planeta melhor."


E como é que cada um de nós poderá contribuir?


__________________________
Reportagem completa (Revista Sábado, de 20-Fev-2010) > aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário