quarta-feira, 11 de agosto de 2010

As Tripulações deste Blogue foram de férias!

"Férias de Verão - Olhão" (foto de Tiago Cunha Aleixo)

Para as várias Tripulações deste Blogue, os meses de Julho e Agosto são sinónimo de férias, de recuperação de energias para um novo ano lectivo que se avizinha, com novos desafios e muitas aprendizagens!

Aproveitamos para desejar a continuação de umas boas férias!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

A tripulação de Esgueira volta a São Jacinto

No dia 25 de Maio de 2010, alguns alunos da turma do 5º D foram com as professoras Elvira Capão e Margarida Bontempo às Dunas de São Jacinto, no âmbito de Área de Projecto. Tínhamos encontro marcado às 8:20 no Forte da Barra onde nos reunimos e partimos para S. Jacinto, de lancha.

Chegámos por volta das 9 horas e dirigimo-nos às dunas. Andámos, andámos e andámos até chegarmos ao nosso destino e comemos o nosso lanche. Reparámos que o lixo próximo dos contentores já tinha desaparecido e ficámos muito contentes.

A Bióloga Lucília Guedes já estava à nossa espera e iniciámos as nossas actividades por observar alguma vegetação que entretanto cresceu e que não tínhamos visto na visita anterior, como: Cordeirinhos–da-praia; perpétuas-das-areias; murganheira-da-praia; couve-marinha; escrofulária; “cauda-de-coelho”; cardo-marítimo, entre outras.

De seguida, fomos ver o estorno que plantámos (monitorizar), e tivemos a feliz notícia que houve 100% de sobrevivência. Colocámos uma fita à volta do estorno para que não fosse pisado. Reparámos que no terreno apareciam pegadas e para que fosse valorizado o trabalho feito e se sensibilize a comunidade, colocámos uma placa a dizer “VAMOS PROTEGER AS DUNAS”. Tirámos uma fotografia para o nosso álbum.

Depois dirigimo-nos para uma zona de areal próximo do passadiço e realizámos o Atelier de Pegadas e seguimos as orientações. Quando concluímos esta actividade, lanchámos e ainda tivemos tempo de verificar se o chorão arrancado na visita anterior já tinha sido recolhido, mas foi o nosso espanto que ainda algum ficou e já estava a pegar. Dirigimo-nos para o monte e arrancámos o novo chorão. Era necessário que fosse removido do local para não voltar a crescer.

Gostaríamos que a Junta de Freguesia de S. Jacinto valorizasse esta zona, em qualquer época do ano. Pois, é muito feio chegar aqui e depararmo-nos com caixotes do lixo neste estado, com poucas informações e aquelas que existem estão danificadas ou inexistentes. Fizemos um bom trabalho e esperamos continuá-lo para o próximo ano lectivo.

Seguimos a pé pelas ruas de S. Jacinto e dirigimo-nos para o Ferryboat. Foi uma nova experiência para muitos dos alunos. Foi muito interessante voltar às dunas, pois observámos o crescimento do estorno, que nós plantámos, e ainda deixámos indicações para ajudar a protegê-las. Regressámos a Aveiro com a esperança de voltar e continuar o trabalho de recuperar e valorizar esta zona.

Aconselhamos e convidamos a todos a irem visitar as dunas de S. Jacinto, pois é uma zona rica de paisagens e muito bonita.

Os alunos da turma D do 5º ano de Aires Barbosa

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Tripulação de Esgueira participa em Pedi Paper inter-escolas

A Tripulação de Esgueira participou no Pedi Paper Inter-Escolas 2010, subordinado ao tema "À Descoberta das Maravilhas da minha Cidade" e conquista o 2.º Lugar.

Tripulação do Est. de Ensino de Santa Joana premiada no Concurso Kit do Mar

A Tripulação do Estabelecimento de Ensino de Santa Joana está de parabéns!

No Concurso Kit do Mar, promovido pela Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental e a Agência Cascais Atlântico, o Estabelecimento de Ensino de Santa Joana trouxe para Aveiro o 2.º Prémio e a Menção Honrosa de Língua Portuguesa.

TRABALHOS PREMIADOS NO ÂMBITO DO CONCURSO "KIT DO MAR"

1.º Prémio: Visita à Ilha da Madeira e integração na campanha EMEPC/M@rBis/Selvagens 2010
> "Trabalho de campo numa praia do concelho de Cascais" - Escola de Ensino Básico do 2.º e 3.º Ciclos do Bairro Padre Cruz (Prof.ª Maria Manuel Passas)

> "Geologia e Biologia do Gorringe e Lucky Strike" - Escola Secundária de Loulé (Prof. Hélder Pereira)

2.º Prémio: Visita de grupo ao Oceanário de Lisboa "Dormir com os Tubarões"
> "Mural da Biodiversidade Marinha" - Estabelecimento de Ensino de Santa Joana (Prof.ª Ana Sobral Santos)

3.º Prémio: Visita de grupo ao Zoomarine "Volta ao Zoomarine em 60 minutos"
> "Coreografia do fundo do Mar" - Escola Salesiana do Estoril (Prof.ª Maria João Coelho Pinto)

Menção Honrosa para o melhor trabalho do Ensino Pré-Escolar:
> "Mar limpinho/Mar poluído" - JI/EB1 n.º 5 do Barreiro (Educ.ª Helena Esteves e Prof.ª Sandra Loução)

> "Fantoches e Fantasias de Carnaval" - Estabelecimento de Ensino de Santa Joana (Prof.ª Ana Sobral Santos)

Menção Honrosa de Língua Portuguesa:

> Estabelecimento de Ensino de Santa Joana - Aveiro
> Escola Básica com 2.º e 3.º Ciclos do Bairro Padre Cruz - Lisboa

Tripulação de Esgueira participa no VII Fórum Infanto-Juvenil da Terra

Estivemos presentes no VII Fórum Infanto-Juvenil "Terra - Um Mundo Vivo", que teve lugar no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, no passado dia 22 de Abril.
Depois de sermos recebidos pelo secretariado, sentámo-nos nos nossos lugares e aguardámos que as outras escolas chegassem. Entretanto o tempo passava e os alunos das outras escolas vinham aos poucos.

Por volta das 14.30 deu-se inicio das apresentações, mas ficámos um pouco tristes pois a abertura do Fórum foi durante a manhã e à tarde não estava ninguém das personalidades.

Ficámos expectantes com as apresentações das outras escolas e principalmente nervosos com a nossa apresentação.
As escolas que participaram antes de nós apresentaram em PowerPoint os trabalhos, fazendo uma leitura dos mesmos. Eram interessantes mas um pouco maçadores, pois os temas eram semelhantes e parecia que se repetiam.

Quando chegou a nossa vez de apresentar, os nossos colegas Maria José e Gabriel apresentaram a turma e o trabalho que foi realizado no âmbito de Área de Projecto, duma forma geral. A nossa professora, Elvira Capão iniciou o discurso avisando que não se iria dar uma aula de Área de Projecto mas a apresentação de algumas visitas de estudo realizadas ao longo do 2º Período.

Foram apresentados dois filmes, um, sobre a visita a São Pedro do Sul e outro filme sobre as visitas a São Jacinto, ao Museu da Troncalhada e passeio de Moliceiro. Foi uma surpresa para nós pois foi a primeira vez que vimos os filmes e ficamos muito felizes de reviver aqueles momentos.

Partilhamos convosco o nosso filme!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Premiados do Concurso Fotográfico "Sentir o Mar"

Ontem, dia 25 de Maio, pelas 18 horas, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro realizou-se a cerimónia de entrega de prémios aos participantes vencedores do Concurso Fotográfico "Sentir o Mar", promovido pela Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, em estreita articulação com o Município de Aveiro.

Esta cerimónia contou com a presença da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, nomeadamente o Sub-director, Prof. António Martins e elementos da organização da iniciativa, a Prof. Manuela Cardoso e os Alunos do 12.º Ano F (Economia) Ana Prazeres e Tiago Boto.

Também estiveram presentes o Vice-presidente do Município de Aveiro, Eng. Carlos Santos, com o representante do Governo Regional dos Açores e Director Regional do Turismo dos Açores, Dr. Miguel Cymbron (que apoiou esta iniciativa com a oferta de uma viagem de 3 noites para 2 pessoas, em regime de APA, à Ilha de São Miguel - 1.º Prémio da categoria Adultos).

E os premiados foram:

Categoria Jovens (até aos 18 anos):

1.º PRÉMIO: (Não atribuído por decisão do Jurí)

2.º PRÉMIO: "Descanso", de Inês Teixeira

3.º PRÉMIO: "Mistério das Profundezas", de João Carlos Baptista

MENÇÃO HONROSA: "Espaço de Água e Luz", de Teresa Soares

_________
A Exposição de Fotografia poderá ser visitada até ao dia 04 de Junho, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro (1.º piso), das 08h30 às 21h00.