sexta-feira, 25 de junho de 2010

A tripulação de Esgueira volta a São Jacinto














No dia 25 de Maio de 2010, alguns alunos da turma do 5º D foram com as professoras Elvira Capão e Margarida Bontempo às Dunas de São Jacinto, no âmbito de Área de Projecto. Tínhamos encontro marcado às 8:20 no Forte da Barra onde nos reunimos e partimos para S. Jacinto, de lancha.

Chegámos por volta das 9 horas e dirigimo-nos às dunas. Andámos, andámos e andámos até chegarmos ao nosso destino e comemos o nosso lanche. Reparámos que o lixo próximo dos contentores já tinha desaparecido e ficámos muito contentes.

A Bióloga Lucília Guedes já estava à nossa espera e iniciámos as nossas actividades por observar alguma vegetação que entretanto cresceu e que não tínhamos visto na visita anterior, como: Cordeirinhos–da-praia; perpétuas-das-areias; murganheira-da-praia; couve-marinha; escrofulária; “cauda-de-coelho”; cardo-marítimo, entre outras.

De seguida, fomos ver o estorno que plantámos (monitorizar), e tivemos a feliz notícia que houve 100% de sobrevivência. Colocámos uma fita à volta do estorno para que não fosse pisado. Reparámos que no terreno apareciam pegadas e para que fosse valorizado o trabalho feito e se sensibilize a comunidade, colocámos uma placa a dizer “VAMOS PROTEGER AS DUNAS”. Tirámos uma fotografia para o nosso álbum.

Depois dirigimo-nos para uma zona de areal próximo do passadiço e realizámos o Atelier de Pegadas e seguimos as orientações. Quando concluímos esta actividade, lanchámos e ainda tivemos tempo de verificar se o chorão arrancado na visita anterior já tinha sido recolhido, mas foi o nosso espanto que ainda algum ficou e já estava a pegar. Dirigimo-nos para o monte e arrancámos o novo chorão. Era necessário que fosse removido do local para não voltar a crescer.

Gostaríamos que a Junta de Freguesia de S. Jacinto valorizasse esta zona, em qualquer época do ano. Pois, é muito feio chegar aqui e depararmo-nos com caixotes do lixo neste estado, com poucas informações e aquelas que existem estão danificadas ou inexistentes. Fizemos um bom trabalho e esperamos continuá-lo para o próximo ano lectivo.

Seguimos a pé pelas ruas de S. Jacinto e dirigimo-nos para o Ferryboat. Foi uma nova experiência para muitos dos alunos. Foi muito interessante voltar às dunas, pois observámos o crescimento do estorno, que nós plantámos, e ainda deixámos indicações para ajudar a protegê-las. Regressámos a Aveiro com a esperança de voltar e continuar o trabalho de recuperar e valorizar esta zona.

Aconselhamos e convidamos a todos a irem visitar as dunas de S. Jacinto, pois é uma zona rica de paisagens e muito bonita.



Os alunos da turma D do 5º ano de Aires Barbosa


Sem comentários:

Enviar um comentário