segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tripulação de Esgueira visita Zona Húmida do Baixo Vouga Lagunar (Salreu)








No dia 23 de Abril de 2010, a nossa turma (5ºD), foi com as professoras Elvira Capão e Isabel Pereira à Reserva Natural de Salreu, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, com o objectivo de observar a fauna e flora da zona.

Partimos de comboio, às 9:15 horas, da Estação de Aveiro. Chegámos a Salreu às 9:30 horas e depois de uma breve caminhada, chegamos à reserva.

Começámos por ouvir uma palestra, realizada pela bióloga, Dr.ª Lucília Guedes, sobre a Zona. Aprendemos que esta reserva é muito importante, nomeadamente, para as aves, pois é naquele sítio, que se alimentam e abrigam. Também foram dadas informações sobre o seu passado e sobre a água que é abundante nesse local.

Por sorte, numa vala (de água doce) e num esteiro (de água salgada), observamos duas espécies de patos diferentes, um Pato-real e um Pato-negro. Também foi curioso ter observado uma árvore, cujo nome vulgar é, árvore exótica, um outro tipo de acácia, também maléfica para as outras plantas, pois não as deixa desenvolver e é originária da Austrália.

De seguida, fomos fazer uma caminhada para observar a fauna e a flora da zona. Observamos a seguinte fauna: Cegonhas; Garças - cinzentas; Lagostins vermelhos (que são maléficos pois destroem as raízes dos arrozais), Gaivotas; Patos; Águias sapeiras; aves de rapina; Águias de asa redonda; Libelinhas; Garças – brancas (têm pescoço largo e pernas compridas); Pilritos; Maçaricos e Rãs. Também, observámos ninhos de cegonhas, tocas onde os animais se abrigam, locais onde as rãs hibernam e caniçais (locais onde as águias sapeiras põem os ovos).

Que grandes sortudos! Fomos num dia em que os animais estavam bem-dispostos para nos receber!

Durante a nossa caminhada, também observámos a seguinte flora: salgueiros; canas das tábuas (que antigamente eram utilizadas para a cama do gado); arrozais; pinheirinhos (que são uma praga), amieiros e seixoeiros.

No fim de observarmos a nossa bonita Natureza, dirigimo-nos novamente à estação de comboios. Chegámos a Aveiro às 12:30 horas e fomos para a escola, muito satisfeitos com a visita.

Foi uma visita espectacular, pois aprendemos muitas coisas novas e observámos muitos animais e plantas bonitas. Espero que da próxima vez façamos o percurso completo.

Nunca nos podemos esquecer que é muito importante proteger a Natureza pois é dela que o Homem precisa!

João Miguel Almeida Rodrigues Claro, Nº 20 do 5º D

Sem comentários:

Enviar um comentário